Pokémon Go – A sensação do momento

pokemon-go-destacada-1024x576

Você já conhece o game sensação do momento? Estamos falando do Pokémon Go, desenvolvido pela Niantic. Lançado no início de julho para iOS e Android, o game gratuito surpreendeu e causou um enorme furor entre os usuários nas redes sociais. O jogo está disponível para download na App Store e Google Play de mais de 30 países, mas ainda não tem data marcada para chegar ao Brasil. A expectativa da empresa é de que seja disponibilizado em mais de 200 países em breve.

O jogo

Pokémon Go tem tudo para se diferenciar dos games clássicos da franquia. Você já começa criando um treinador e modificando sua aparência. Logo depois, o personagem é inserido no mapa da sua cidade. A movimentação é feita com GPS ativado. Após isso, é necessário capturar um dos três Pokémons iniciais que aparecerão perto de você, escolhendo entre Charmander, Bulbassauro ou Squirtle. Para capturar um Pokémon, basta mirar a câmera do seu dispositivo e arremessar a Pokebola em sua direção.

O grande diferencial do Pokémon Go, em relação aos jogos mais antigos da franquia, está nos combates, que antes eram o foco principal. No novo game as batalhas ainda existem, mas o objetivo maior é colecionar Pokémons de diferentes tipos e caminhar pela cidade em busca deles. Você também poderá encontrar Pokestops, que dão itens ao jogador, e ginásios, local onde ocorrem as batalhas, espalhados em diversos locais no mapa.

pokemon-go-screenshots-squirtle

A diversão de Pokémon Go é sair de casa e se aventurar pelas ruas da cidade, embora seja um pouco arriscado em alguns locais. Os Pokestops ficam localizados em pontos interessantes, que podem ser de uma quadra de futebol a grandes monumentos. Além disso, há uma forma de chocar os ovos de Pokémons que, em alguns casos, podem ser necessários andar até 10 quilômetros para que isso aconteça.

Pokemon-Go-gameplay-7-9-AR

O game ainda contará com o Pokémon Go Plus, uma pulseira que promete ajudar o jogador na jornada para se tornar um mestre Pokémon. O acessório enviará alerta aos treinadores quando houver um monstrinho próximo a ele e será vendido por aproximadamente 35 dólares nos EUA, tendo sido esgotado em sua pré-venda.

Em apenas 3 dias, o jogo virtual já estava instalado em mais de 5% dos smartphones Android dos Estados Unidos. Em sete dias, foram feitos mais de 65 milhões de downloads. Números impressionantes e que fazem o game competir, em número de usuários, com o Twitter, e gerou US$ 7,5 bilhões de lucro para a Nintendo — detentora da franquia — em apenas três dias.

Os fãs brasileiros aguardam ansiosamente a chegada oficial do jogo em nosso país.

Oportunidades

Como qualquer outro negócio inovador no mercado e com grande potencial de crescimento, o Pokémon Go certamente trará diversas oportunidades ao mundo do empreendedorismo.

Um bom exemplo é um pizza bar localizado em Nova York (EUA) que aumentou suas vendas em 75% em um fim de semana pelo fato de ativar o sistema de captura de Pokémons dentro de seu estabelecimento. O gerente comprou “incensos” na loja do aplicativo investindo apenas 10 dólares. O uso do recurso “incensos” faz com que os monstrinhos sejam atraídos para perto de você (no caso, para dentro do restaurante). Com a chegada dos bichinhos, clientes caçadores foram atraídos e a comercialização de produtos aumentou.

Fontes: Portal Administradores e Techtudo.