16 métricas para analisar seu aplicativo

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Os aplicativos móveis são o presente. Cada vez mais as empresas tem investido na criação de apps para smartphones, tablets e PCs como uma forma de gerar engajamento dos seus clientes a sua marca. Mas apenas criar o aplicativo não é o suficiente.

Pensando nisso, a agência de comunicação Interativa realizou uma pesquisa e listou as seguintes 16 dicas de métricas para você colocar no mercado um aplicativo de sucesso. Confira:

Métricas de Negócio

O negócio que flui a partir do aplicativo.

Custos de Aquisição

Essa métrica permite mostrar como o usuário encontrou o aplicativo, já que há uma ampla variedade de canais, e também saber como os internautas se comportam. Além disso, é possível comparar quais canais têm o melhor custo benefício.

Receita de Transição

Valor das transações suportadas por um aplicativo. Está ligado diretamente a operações de mCommerce, como compras, viagens e serviços financeiros.

Taxa de Abandono

É a taxa de interrupção do processo de compras, na qual o usuário chega a inserir um item no carrinho, mas não conclui a compra. Diminuindo essa taxa, a taxa de conversão melhora significativamente.

LTV

Mensura a lealdade dos consumidores, ou seja, o retorno para novas compras. Representa o valor do aplicativo e o quanto cada usuário vale para ele. A partir dessa métrica, é possível criar estratégias para aumentar ainda mais o público leal.

Classificação por Estrelas

É a métrica feita pelos usuários, que dão nota através de estrelas (um até cinco) para o desempenho do aplicativo. Os internautas que buscam pelo app levam em consideração essa classificação na hora de baixar e comprar um aplicativo.

 

Métricas de Engajamento

Saiba como o usuário está se engajando com o aplicativo.

Duração da Sessão

Essa métrica mostra a quantidade de tempo que os usuários estão gastando no aplicativo por sessão. O quais mais engajados os usuários são,mais longa será a duração da sessão. Está métrica é eficiente para analisar funcionalidades ou telas que se mostram mais relevantes para os usuários.

Intervalo de Sessão

É o tempo entre a primeira sessão e a próxima, mostrando a frequência com a qual o usuário abre o aplicativo. Pode sinalizar o valor imediato de ganho com download e execução do aplicativo.

Taxa de Retenção

A retenção é medida com a porcentagem de usuários que retornam ao aplicativo, tendo como base a primeira visita. Baseado nesse índice, é possível identificar quais internautas são mais valiosos e engajados e para assim criar mais oportunidade de segmentação e personalização de experiência com o aplicativo.

 

Métricas de Usuário

Conheça o usuário que usa o seu aplicativo.

MAU/DAU

MAU/DAU significam Monthly Active Users e Daily Active Users. Essas são as métricas que mostram a quantidade de usuários ativos mensalmente (ou diariamente) no aplicativo, e a base de internautas do app, que te ajuda a controlar se sua base de dados está aumentando, estagnada ou diminuindo. Essa métrica é muito importante caso a sua receita precise de publicidade, a fim de ser bem requerida.

Dispositivos e Sistemas Operacionais

Em qual sistema operacional o seu aplicativo é mais usado? Além disso, é fundamental saber em quais dispositivos os usuários mais utilizam o app (tablets, smartphones ou desktops) e focar seus esforços onde estão os usuários.

Geo Métricas

Saiba de qual localidade vem os usuários do aplicativo. Veja se o seu app é mais popular em alguma região e, com isso, identifique seu público-alvo e segmente-o.

 

Métricas de Desempenho

Usadas para ver como o usuário utiliza o aplicativo.

Falhas no App

A taxa de falha de um aplicativo deve ser entre 1 e 2%, mas ela varia dependendo do tipo do aplicativo, o nível de maturidade, sua utilização e diversas outras caracteristicas.

Latência da API

É o tempo de resposta do aplicativo. Os apps de hoje utilizam várias APIs e a regra geral diz que o tempo de resposta deve ser de no máximo 1 segundo.

Aplicação End-to-end

É preciso saber o tempo de resposta end-to-end que está capacitando as APIs. Novamente a regra geral diz que é preciso otimizar cerca de um segundo no tempo de resposta. Os usuários têm pouca tolerância para tempos de respostas lentos e pesquisas mostram que itnernautas deixam a página ou até mesmo excluem o aplicativo quando se passam de três a quatro segundos sem resposta.

Carga por Período

Essa métrica está relacionada com o número de transações ou chamadas por um certo período. É necessário ter certeza que ocorre um aumento de carga, e a performance do aplicativo não caia. Você precisa considerar que o app poderá lidar com mudanças bruscas.

Erros de Rede

Os erros de rede podem levar a falhas ou a tempos de respostas mais lentos (com muitas tentativas). São tipicamente causados por erros de HTTP vistos pelo aplicativo quando é um serviço de interface de rede.