Gateway de Pagamento Moip, sim ou não ?

Gateway de Pagamento Moip

Atualmente o mercado disponibiliza várias soluções de gateway de pagamento, o que nos faz ficar perdido ao tentar escolher um. O que vale mais a pena? Investir em um gateway de pagamento novo no mercado, com taxas menores, ou aceitar pagar mais caro na tarifa e negociar com uma empresa renomada? Aqui na Pluritech já tivemos a experiência de ambas as decisões, mas neste artigo vamos relatar apenas o caso da Moip, que pratica taxas um pouco acima da média do mercado.

A paixão pela Moip começou no berço, mais especificamente na Fumsoft, onde a Moip era sempre lembrada como um dos cases de sucesso do processo de incubação. Gostávamos de pensar que grandes empreendedores pisaram, pisam e vão pisar onde estávamos.

Conhecíamos a Moip e sua filosofia, que é ter as maiores taxas por ser o melhor gateway de pagamento. E foi por isso que decidimos indicá-la para um de nossos clientes. E os resultados quais foram? Bom, para isso precisamos avaliar tanto a v1 quanto a v2, que basicamente são as versões da solução da Moip.

No projeto que foi realizado recentemente pela Pluritech, tivemos que integrar com as duas versões da Moip. O motivo foi que o pagamento via cartão de crédito e boleto é realizado pela v2, enquanto as assinaturas (pagamentos recorrentes) ainda são disponibilizadas pela v1. Isso gerou um problema e um atraso significativo no desenvolvimento da integração pelo fato da v1 e a v2 não compartilharem seus recursos.

V2 Moip

Documentação:

A documentação da V2 foi realmente muito bem feita pela Moip. O conteúdo é bem trabalhado e todas as operações de integração estão muito bem descritas, segmentadas e com exemplos práticos. Infelizmente alguns pontos estão desatualizados graças a constante evolução do SDK, que ainda não está completo até a data atual, o que pode gerar a necessidade de interação com o suporte.

Suporte:

O suporte da Moip é realmente diferenciado. Os colaboradores estão muito alinhados com o produto da empresa e sabem tirar todas as dúvidas que surgem, sejam elas relacionadas a regra de negócio ou técnica. Um destaque em especial para o Mário Sérgio A. Dias, que prestou um excelente atendimento, demonstrando conhecimento técnico, e se destacou no atendimento ao cliente.

Painel Administrativo:

O painel da Moip foi refeito na v2 e teve a sua interface atualizada para os padrões atuais da web, com uma boa responsividade para acessos via dispositivos móveis. O painel em si é simples, mas permite ao time administrativo realizar as operações de acompanhamento e interação com pagamentos, assinaturas e operações bancárias. Aparentemente o painel ainda terá evoluções na parte de estatísticas e relatórios que infelizmente deixam a desejar atualmente.

Sincronização do Sistema com o Gateway de Pagamento:

A Moip utiliza os webhooks para sincronização, que basicamente são eventos que acontecem no processo de pagamento. O desenvolvedor pode configurar quais eventos ele deseja controlar e para qual endpoint (serviço) o evento deve realizar a chamada quando ocorrer. É realmente simples tratar a parte de sincronização dos sistemas via webhook.

SDK PHP:

O código do SDK da Moip está disponibilizado no Git, o que é uma estratégia muito interessante da empresa, resultando em uma comunidade mais ativa que gera mais conteúdo relacionado para os desenvolvedores. Alguns funcionários da Moip dão suporte aos desenvolvedores e atendem as issues criadas no git. A qualidade do código é realmente muito boa, a orientação por objetos foi muito bem explorada e a compreensão dos recursos disponibilizados no SDK é muito tranquila. Infelizmente o SDK ainda não cobre todas as operações de integração da Moip, o que pode fazer com que o desenvolvedor tenha que realizar algumas operações via CURL.

Segurança:

A Moip dá o suporte necessário para que você não tenha que implementar as recomendações PCI no seu servidor. Um script de criptografia dos dados do cartão é disponibilizado para o transporte dos dados do front-end para o back-end da sua aplicação. A implementação de Https é obrigatória para a integração.

 

V1 Moip

Documentação:

A documentação da V1 está desatualizada e com diversos links apontando para lugar nenhum, o que dificulta a integração e gera bastante interação com o suporte. Fica claro que a empresa evoluiu e ainda mantém a V1 por questões operacionais. No caso da Pluritech, tivemos que interagir com a V1 para ter o recurso de pagamentos recorrentes (assinatura). Segundo a Moip, este processo será disponibilizado pela v2 em breve. Mas atualmente ter que interagir com a v2 e a v1 é algo que atrapalha muito a integração com o gateway de pagamento porque as versões não compartilham os recursos, por exemplo, no cadastro de um cliente, onde é necessário criá-lo na V1 e na V2 e gerenciar este mesmo cliente nas duas soluções.

Qualidade do Código:

Neste caso não existe um SDK. Todas as operações são realizadas via CURL. A documentação exemplifica as operações para diversas linguagens, porém o código exemplo é pouco detalhado e em alguns casos apresenta erro de sintaxe, mas basta ter paciência que é perfeitamente possível utilizar os serviços da V1.

Segurança:

Diferente da v2 a v1 não tem o suporte para trabalhar com o cartão criptografado nas requisições do seu servidor para a Moip, o que faz com que a sua aplicação transporte dados criptografados apenas pelo Https. Isso diminuir um pouco a segurança da comunicação entre os servidores, mas ainda sim mantém um padrão elevado. Neste caso, assim como na v2, não é necessário implementar as recomendações PCI no seu servidor.

Conclusão

A Moip realmente é um gateway diferenciado e vale sim usá-lo em sua aplicação. Porém, o fato da empresa manter a v1 e a v2 é algo que tem que ser avaliado no momento da escolha do seu gateway de pagamento. Caso você tenha no seu sistema pagamentos recorrentes programados, recomendamos utilizar outro gateway de pagamento, pelo menos até que a Moip disponibilize este recurso na V2. O suporte é diferenciado e responde muito rapidamente. Por fim, a solução da Moip tem uma boa performance e um bom ambiente de testes.

Acesse a Moip Clicando Aqui